by Michelle Franzoni |
Vamos mudar o mundo?
Às vezes você tem uma séria vontade de estapear as pessoas, só para fazê-las acordarem e perceberem as injustiças deste mundo. Como podem viver em seus mundinhos banais, quando há quem passe fome e totalmente à margem de qualquer conforto ou assistência? Esta talvez seja a sua maior revolta. Por isso, você tenta fazer a sua parte. Talvez por meio de um trabalho voluntário, participando de movimentos populares ou somente se exaltando em rodas de amigos menos engajados. De qualquer maneira, se você consegue de fato comover pessoas com seu discurso apaixonado e, ao mesmo tempo, baseado numa lógica de compaixão e igualdade que ninguém pode negar, você já fez a diferença.
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
O sódio e você.
Todo mundo já sabe! Consumir sódio em excesso faz mal à saúde. O seu uso abusivo pode levar ao aumento da pressão sanguínea e doenças renais, cardíacas e cerebrais, como o infarto e o AVC (derrame). E segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte em todo o mundo. Além do que, o excesso de sódio faz com que a gente retenha líquido e fique inchada, dando a sensação de ganho de peso e atrapalhando na dieta.
Então a sacada é controlar!
Porém nem sempre é tarefa fácil, visto que a maior parte do sódio que ingerimos estão nos alimentos industrializados e nas comidas de restaurante. Claro que já estou considerando que você é esperto e não abusa do sal em casa, acertei? :)
Brincadeiras à parte, vamos falar mais sobre o sódio.
Quando digo que o sódio está embutido nos alimentos industrializados, quero dizer que praticamente tudo que você compra por aí tem adição de sódio: pães, bolachas, embutidos, pratos congelados, queijos, leite e até os doces não escapam!
E olha só! Sal e sódio, muitas vezes usados como sinônimos, são coisas distintas.
O sal de cozinha que a gente usa sempre é composto por sódio (Na) e Cloro (Cl), resultando em Cloreto de sódio (NaCl). E é esse composto que vai originar o sabor salgado.
O sódio está presente em cerca de 40% do sal de cozinha. Por exemplo, a cada 5.000 mg de sal usados na sua alimentação você está ingerido 2.000 mg de sódio. E é essa a quantidade máxima indicada por dia para consumo por um adulto, segundo a OMS!
E também precisamos nos preocupar com as crianças. Estudos comprovam que a hipertensão arterial do adulto, pode ter tem origem na infância, pela questão dos hábitos alimentares que se iniciam na infância com o uso excessivo de sódio. Bolachas, suquinhos industrializados, pães, doces e esse universo que os kids adoram agravam essa situação. Por isso, atenção redobrada!
É um salzinho aqui, outra pitada lá... E assim os brasileiros têm consumido mais que o dobro da máxima quantidade indicada de sal. Em média, se consome cerca de 12 gramas de sal por dia, o que corresponde a 4,8 gramas de sódio! Uau!
Pensando em reduzir essa média brasileira, no último dia 5, o ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Indústria de Alimentos, assinaram um acordo para a redução do teor de sódio dos alimentos industrializados. Isso é uma notícia excelente, heim!
A ideia é que nos próximos 4 anos, aconteça uma redução de até 68% do ingredientes nos derivados do leite, embutidos e refeições prontas, produtos esses que totalizam 90% dos alimentos industrializados. Essa medida já foi realizada há um tempo atrás e surtiu efeito. Então vamos aguardar!
Enquanto isso, confiram os 50 alimentos industrializados mais ricos em sódio.
Gente, é como eu sempre falo, é importante ficar atento aos rótulos dos alimentos que compramos e AQUI eu ensino a entender as informações nutricionais que constam nas embalagens.
É preciso reduzir gradualmente o consumo de sódio no dia a dia para diminuirmos os riscos de doenças e melhorar a saúde, seja controlando a ingestão de industrializados, como na hora de preparar nossos alimentos.
Na próxima semana vou escrever um post cheio de dicas para reduzir o consumo de sal no dia a dia. Fiquem ligados e assinem o blog para receber as atualizações em primeira mão! Basta cadastrar o email na coluna lateral da página. :)
Beijos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário